terça-feira, 2 de março de 2010

Fama das Enfermeiras!

Bem, para quem não sabe (o que eu acho que deve ser um número muito pequeno de pessoas) as enfermeiras têm fama de "prostitutas", mas no meu entender a profissão e as próprias profissionais de saúde não deveriam ser rotuladas de tal forma. No passado sim, as enfermeiras eram mulheres da vida, mas hoje em dia são profissionais de saúde com elevadas qualificações e ao rotular estamos a denegri-las. Embora o comportamento de algumas estudantes de enfermagem mostre o contrário.
Como numa faculdade de enfermagem a população estudantil é essencialmente constituída por elementos do sexo feminino, parece que há uma guerra pelos poucos rapazes que lá estudam. Quem não consegue arranjar lá namorado vai a outras faculdades, nomeadamente à de medicina. Algumas das raparigas chegam até a encontrar-se com rapazes que estão a estudar medicina, engenharia, fisioterapia... isto tudo na mesma semana. Este comportamento só mostra o quão desesperadas as raparigas estão na busca de um amor ou de uma fortuna (acho que a última parte é a que prevalece mais).
Enfim, eu enquanto futura enfermeira desaprovo o comportamento das minha colegas. Eu acho que não é com comportamentos destes que se altera a mentalidade da população se queremos ser tratadas com respeito temos de nos comportar de forma a merecê-lo.

2 comentários:

˚˙º•۰●Móŋΐcส●۰•º˙˚ disse...

Este texto é um vómito... Nunca vi nada tão vil e cruel... Tu és uma menina queres passar o resto da vida a apontar o dedo e a viver com rancor?! e quando fores enfermeira vais também olhar as colegas de lado?! é que a olhar as colegas de escola de lado vais num bom caminho... aprende uma coisa... há pessoas que se apaixonam, outras que amam, outras que se magoam... mas fundamentalmente, vivem... com esta mentalidade não estás a viver, estás a sobreviver... Podes odiar-me mas sinceramente eu preocupo-me muito mais com a minha consciência do que com a minha reputaçao... porque a minha consciência é o que eu sou, e a minha reputação é o que os outros pensam de mim... e o que os outros pensam é problema deles!

Sofia disse...

Agora é a tua reputação pessoal que te importa,mas pensa daqui a uns anos tu farás parte desse grupo profissional. Quando eu pensei em entrar para o curso várias pessoas me falaram da fama que as enfermeiras têm e não do quão boas profissionais e necessárias elas são.
Até na televisão podemos ver séries onde as enfermeiras são representadas desta forma. Quando começaram a apresentar a série eu disse "Que bom uma série de enfermeiras,pode ser que agora comecem a dar mais valor à enfermagem!", qual não é o meu espanto, logo nos primeiros episódios mostram a enfermeira a envolver-se com um médico, mesmo esta tendo marido.
Qual é a ideia que passa mais uma vez para o mundo? Pois é se calhar a reputação interessa para alguma coisa, eu não quero que o meu primo mais novo um dia destes chegue ao pé de mim e me pergunte "Oh prima, os meus amigos hoje disseram que se as enfermeiras são p*, é verdade?" e eu quero responder-lhe com a consciência tranquila que Não!
Por isso sim, para mim a reputação é uma coisa importante...