segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Heróis!

Actualmente na nossa sociedade não se fala muitas vezes de heróis ou quando esse tema é abordado não o é no devido contexto, pelo menos no que toca a minha opinião. Surgem então várias questões, como por exemplo “Ainda há verdadeiros heróis?”,”Que critérios deve apresentar para ser considerado herói?”, “Será que as pessoas que hoje são intituladas de heróis realizaram actos que se possam considerar de verdadeiro heroísmo?”
Bem para mim ser herói não é simplesmente correr atrás de uma bola e ser considerado o melhor do mundo, eu penso que herói é aquele que se rege por ideais nobres e altruístas – liberdade, fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral, paz. Herói, verdadeiro herói, é aquele que está disposto a dar a sua própria vida em prol de outrem, que salva vidas.
Hoje, maior parte portugueses considera o Cristiano Ronaldo um herói, e eu não entendo porquê. Se ele é considerado herói por ter conquistado um troféu então os médicos que todos os dias realizam transplantes de órgãos essenciais à nossa subsistência, os cientistas que dedicam a sua vida à descoberta de novos medicamentos, os missionários e os membros da AMI que abandonam os seus lares, indo para países estrangeiros muitas vezes passando fome e sofrendo de doenças graves só para darem um pouco de si aos que mais precisam, são Deuses.
Eu não entendo os critérios utilizados para decidir quem é ou não herói, porque vendo bem, muito raramente se atribui o estatuto de herói a quem devidamente o merece. Nunca é tarde para lhes prestar a devida homenagem!

1 comentário:

Margarida disse...

O conceito de herói reflecte a sociedade em que vivemos. Tenho dito!